JNI - Palmarejo

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Eclesiastes 11:9

quarta-feira, setembro 29, 2010

SÁBADO ESPECIAL

Juventude Nazarena di Palmarejo sta realiza quatro (4) especial pa jovens. Ês quatro sábado é divido em grupos ki ta começa dia 02 de Outubro. E primeiro grupo dja começa ta fazi um grande trabadjo. Como tudo direcção é di grupo, ntom ês ta bem trazi um grande professor universitário, Napoleão Santos, pa bem fala sobre tema: "ÉTICA CRISTA". Ês sábado é apenas um começo, ntom sta bem ser rei di bom, ka nhôs perdi, nhôs tudo ki sta bai nhôs leba um amigo, conhecido entre outros.
Nu ta conta ku nhôs tudo na kel ambiente sabi, ku txéu louvor, dinâmica vários e entre outros.

"Kel li é kel Juventude ki ta marca diferença na sociedade...!
Obrigado desde já pa nhôs prisença!


sexta-feira, maio 21, 2010

CAMINHADA À SÃO FRANCISCO





Antes de irmos para S. Francisco tivemos um tempo de comunhão com os jovens da nossa igreja e com alguns outros visitantes. Um tempo de muita harmonia, com jogos e alguns dinâmicas pelos nossos jovens talentosos.
Não foi dificil como todos pensarem para chegar lá em S. Francisco, passamos um bom tempo nesta caminhada até chegar lá.
Passamos cerca de 3 horas e meia de caminhada, uma vez que tínhamos juntamente connosco alguns adolescentes e eles cansaram muito, mas pela respostas deles, foi sensacional esta caminhada e gostaram muito.
O objectivo dessa caminhada não era somente andar para cansar mas, de refletir um pouco sobre esta caminhada. Jesus andava muitos e muitos kilómetros a pregar o evangelho, a curar e discipulando os povos, não é de comparar, mas queremos ser discipulos de Cristo, fazendo a vontade dele aqui na terra e der ser semelhante a Ele.
Alguns disseram que não se cansou na ida mas sim na volta porque não vieram a pé de novo.

Jovens de Palmarejo vão a São Francisco a pé

Amanhã, 19, feriado municipal, os jovens de Palmarejo vão tomar estrada às 6:30 de manhã rumo a São Francisco. O percurso de ida será a pé. Para que tudo aconteça na hora marcada (6:30 am) os cerca de 50 jovens vão dormir na igreja. A iniciativa é do ministério de lazer que pretende, com mais esta tirada, aproveitar todos os furos no calendário para um tempo de descontracção e convívio.


O regresso, que será de carro, acontecerá por volta das 17 h.

Deus abençoe a JNI de Palmarejo.

terça-feira, maio 18, 2010

APRESENTANDO A IGREJA DO NAZARENO


GOSTARIAMOS QUE CONHECESSE:
Sobre a Nossa Igreja


A Igreja do Nazareno é no seu conjunto uma família de crentes em Jesus Cristo que se reúnem para juntos adorar e servir o Senhor. Consagraram suas vidas a Ele e aceitaram obedientemente a sua ordem de "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho", alcançando outros para Cristo. A igreja está trabalhando em mais de 100 países à volta do mundo.

Sobre O Povo Chamado Nazareno
Toda a pessoa que se junta à igreja do Nazareno testifica de salvação, goza da presença real do Espírito Santo e se esforça por viver sob sua direcção. Os Nazarenos pediram a Deus perdão pelo mal cometido (pecados) e abandonaram o pecado para fazerem somente o bem.

O seu alvo é obedecer en tudo a Palavra de Deus (a bíblia). Desejam que o Espírito Santo dominem suas vidas, dirija-os no caminho recto, ajudando-lhes a compreender e a fazer a vontade de Deus.

Sobre a Nossa História
A Igreja do Nazareno foi assim designada por causa do Senhor Jesus. Jesus foi chamado "o Nazareno" porque na sua infância Ele viveu em Nazaré (Mateus 2:23).

As nossas raízes estendem-se até a reforma de Martinho Lutero e ao Reavivamento Evangélico de João e Carlos Wesley. Este reavivamento resultou-se mais tarde na formação da Igreja Metodista. A sua doutrina é conhecida como Wesleyanismo.
A Igreja do Nazareno foi primeiramente organizada em 1895 sob a inspiradora liderança de um presbítero Netodista, Dr. Phineas F. Bresee. O Dr. Bresee lutou por fazer reaviver a verdade Bíblica de que os Cristãos podem e devem viver vidas autênticas e positivas, dominando o pecado pelo poder do Espírito Santo que habita neles. Esta é a principal característica das denominações Wesleyanas de Santidade.

Em Outubro de 1908, vários grupos Wesleyanos independentes uniram-se à igreja do Dr. Bresse para oficialmente formarem a Igreja do Nazareno. Desde então, mais de 26 outras denominações independentes de Santidade à volta do mundo uniram-se para se formar a Igreja tal como ela é hoje.

Sobre Nossa Adoração
A forma de adoração dos cultos nas igrejas do Nazareno à volta do mundo é variada, porém, existem importantes elementos comuns.

A pregação da Palavra de Deus (a Bíblia) é um ponto central; Os cultos Nazarenos são de carácter evangélico e vão ao encontro das necessidades das pessoas.

Louvor, Oração, Gozo, Acção de Graças, Testemunho e Música são aspectos significativos na adoração da Igreja do Nazareno. A adoração Nazarena inclui a contribuição de pelo menos a décima parte (o dízimo) a Deus de todos os rendimentos auferidos.

Os cultos Nazarenos evitam rituais e cerimónias sem significados, ou emocionalíssimos que levaria o Cristianismo a ser considerado uma religião mágica. A adoração é um tempo de comunhão, de escutar, aprender e de orar pelas necessidades uns dos outros e domínio de Deus sobre os sectores da vida.

Em suma, um bom culto Nazareno de adoração é aquele em que os crentes têm um encontro com Deus, expressam-lhe louvor, amor e devoção. Aprendem mais sobre Deus, crescem e tornam-se mais como Ele.
Pessoas descrente podem encontrar com Deus e pela fé viver para Ele.

Sobre Nossa Crença, Cremos...
Que há um só Deus que se revela a Sí mesmo como Pai, Filho e Espírito Santo.

Que a Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, dadas por inspiração de Deus, incluem toda a verade necessária à fé e à vida Cristã.

Que todo o ser humano nasce com uma natureza corrompida e é, portanto inclinado ao mal.

Que o plano de salvação mediante a fé no Jesus Cristo é para toda a raça humana; aquele que se arrepende e crê no Senhor Jesus Cristo terá seus pecados perdoados e receberá vida eterna.

Que os crentes, depois da regeneração, deverão ser inteiramente santificados pela fé no Senhor Jesus Cristo.
Que o Espírito Santo testifica do novo nascimento e também da inteira santificação dos crentes.
Que o Senhor Jesus voltará, os mortos serão ressuscitados e se realizará o juízo final de toda a raça humana.

Nossas Crenças
Que aqueles que rejeitarem o plano de salvação até o fim, estarão irremediável e eternamente perdidos. Mas os que aceitarem Jesus como Salvador e Senhor, e que tiverem vivido fielmente com Ele até o fim, viverão eternamente no Céu.

Como Ser Salvo
Admita que é pecador (tem errado): "porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23)
Tenha consciência dos castigo pelos seus pecados: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23).

Deus providenciou o caminho: "Mas Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós , sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8).

Arrependa (deixe) dos seus pecados e aceite a oferta de Deus da salvação através de Jesus: "A saber: se com tua boca boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo" (Romanos 10:9).

Ore:
Senhor Jesus, reconheço que sou pecador. Estou profundamente arrependido e peço-te que me perdoes. Agradeço-te por teres morrido por mim para que eu possa viver para sempre contigo no Céu. Venha habitar em mim e ensina-me a fazer a tua vontade.
Amem. 

sábado, março 27, 2010

Namorar, ficar e transar ?

O homem um ser social


O ser humano foi criado para viver em comunhão: primeiro, com o seu Criador (relação vertical); e, depois, com os seus semelhantes (relação horizontal). Na verdade, esse é o plano divino para nossas vidas. Foi o próprio Senhor Deus quem declarou: "Não é bom que o homem esteja só..."(Gn. 2: 18). Lemos, ainda, na Sua Palavra que "Melhor é serem dois do que um..." (Ec 4:9). Portanto, a solidão se opõe ao plano divino, e, por isso mesmo, resulta em várias feridas na alma, tais como: sentimento de desconforto, de inutilidade; auto-estima baixa; depressão; ausência de laços afectivos; prostração; e, até mesmo, saudade.

Para vencer a solidão, precisamos de amizade, simpatia, empatia, cooperação, namoro, casamento. Sentimos necessidade de amizade verdadeira, de alguém que chegue quando todos saem, isto é, alguém que permaneça ao nosso lado quando mais ninguém está. Mas, por outro lado, a solidão não pode levar a pessoa a aceitar qualquer tipo de relacionamento. Quantas vezes já se ouviu: "Ruim com ele (ela), pior sem ele (ela)..." ? Obviamente tal afirmativa não pode expressar uma verdade, não é mesmo?

O que é ficar ?
Actualmente, a palavra "namoro" está fora de moda...para alguns. Agora, a maioria adolescentes e jovens "ficam". O que é há de diferente?

Já vimos que o namoro é um momento muito importante na vida da pessoa. ficar, segundo o que os jovens definem é “passar tempo com alguém, sem qualquer compromisso. Pode, ou não, incluir intimidades, tais como: beijos, abraços e mesmo, relações sexuais." Portanto, o ficar nada tem a ver com o namorar. Infelizmente, quando um jovem fala sobre "namoro", no sentido sério da palavra, torna-se, muitas vezes, alvo de piada e gozação, por parte dos colegas. Isso é um resultado (da distorção dos valores morais que vem sendo feita, principalmente pelos meios de comunicação). Nossos jovens sofrem a influência da mídia que apregoa a sensualidade e a liberação dos impulsos, sem censuras como forma de atuação prazerosa e mais autêntica, mais satisfatória. Tal comportamento leva à promiscuidade sexual, com suas tristes consequências.

Na década de 60 (no Brasil, a partir de 70/80), começou uma revolução sexual na Europa, enfatizando que homens e mulheres podiam desfrutar de direitos iguais, inclusive no "sexo livre". O que importava era a satisfação pessoal; a sensação do momento, sem a necessidade de qualquer ligação de sentimentos entre os parceiros. A queda, de lá para cá, foi vertiginosa e, assim, o namoro foi sendo deixado de lado e houve grande adesão ao ficar. Os jovens são pressionados a abandonar hábitos conservadores e a adotar as práticas pecaminosas ditadas pela cultura social.

Embora, aparentemente, haja muitas vantagens no “ficar", as desvantagens, especialmente para a mulher, são inúmeras também. Entre elas, podemos mencionar o facto de que ela vai ficar mal vista, mal falada, vai estar sujeita a uma gravidez indesejada, enfim muitas são as tristezas. É importante que você, mulher, se lembre de que não é um objecto descartável: usado agora, jogado fora depois. Infelizmente, os jovens evangélicos são alvo da mesma pressão e da mesma gozação. Por isso, apenas uma minoria discorda dos padrões e das práticas pecaminosas ditadas pela cultura secular. Os jovens -homens e mulheres -principalmente os que querem levar Deus a sério em suas vidas, precisam observar, cuidadosamente, o que Ele diz em Sua Palavra, antes de envolver-se com alguém. É óbvio que o "ficar" não deve ser uma prática para esses jovens.


E o transar ?

Este é um tema que tem sido alvo de muitos debates e discussões. Parece que agora, é muito "careta" quem não transa, não é mesmo? Por isso, as pessoas que ainda querem ser sérias nos seus relacionamentos, acabam passando por situações bem desagradáveis. São objectos de gargalhadas de ironias, de dúvida por parte de colegas, de escola ou de trabalho - de pessoas mais velhas e - pasmem! - de ”irmãos e irmãs” da igreja. Além disso, as jovens ficam com medo de "perder" aquele rapaz "lindo e maravilhoso" e cedem à tentação, quando ele diz: "Querida, prove que me ama realmente e transe comigo... "Este é o golpe mais velho e mais baixo que existe! Ele, na verdade, não a ama, não está nem um pouco preocupado com ela nem com as consequências que ela - apenas ela - vai enfrentar! Ele só quer se divertir com o corpo dela! A única resposta para esse convite é a mesma de sempre: "Se você realmente me ama, poderá esperar pelo casamento.” Muitos jovens cristãos acabam cedendo às pressões da mídia , dos colegas, dos amigos e começam a achar que o que todo mundo faz é que está certo e que eles não podem se apresentar como seres alienígenas. Passam a viver "uma vida dupla: na igreja, são os 'certinhos'; fora dela, agem conforme seus desejos mandarem."

Mas a Palavra de Deus condena o "transar", pois afirma que a relação sexual é um privilégio do casamento. Na verdade, ela é a terceira etapa, e não a primeira. "Em Gn. 2:24, lemos: 'Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.' Desde Adão e Eva, o próprio Deus ordenou que houvesse uma formalização do compromisso matrimonial, através do 'deixar pai e mãe', com a bênção destes que são autoridades, sobre nós, enquanto solteiros. Além destas autoridades, devemos obediência às leis do nosso país. Num segundo passo, o homem 'se une à sua mulher'. A referência é àquela mulher com quem vai se casar, e não a qualquer mulher que se olhar na rua. Assim, numa terceira etapa, os dois serão 'uma só carne'. Só após as duas primeiras terem sido cumpridas, é que vem a hora da relação sexual, e não antes. Esta idéia existe tanto no Velho como no Novo Testamento, pois este versículo é citado por Jesus (Mt. 19:5) e por Paulo (I Co. 6: 16)."

Deus não estimula, de jeito algum, a "transa". Muito pelo contrário. Várias passagens bíblicas, condenam o relacionamento sexual fora do casamento: At. 15:29; 21 :25; I Co. 6: 13-18; II Co. 12:21; I Ts. 4:3- 5. Entretanto, Hb. 13:4, Deus valoriza o casamento. Lemos ali: "Digno de honra entre todos, seja o matrimónio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros". Deus também aprova a relação sexual dentro do casamento. "Para o povo judeu, a relação sem pecado, era aquela em que as pessoas entravam virgens para o casamento, como descrito em Dt. 22:13-21."

Querida jovem, sei que você precisa de muita força para enfrentar tudo o que o mundo está exigindo e oferecendo para você. Entretanto, procure se fortalecer com a Palavra de Deus, ocupar sua mente e seu tempo com coisas boas e aceitar o desafio de ir contra a maioria. Lembre-se de que quando sabemos que somos amados pelo que somos, e não pelo nosso físico, tornamo-nos mais saudáveis mentalmente e nos expressamos mais livremente, porque já não tememos a rejeição. já não precisamos nos preocupar em como vamos agradar o nosso companheiro. Lembre-se. também do que dizem as Escrituras em Eclesiastes 12:1 "Não deixe o entusiasmo da mocidade fazer com que você esqueça seu Criador. Honre a Deus enquanto você é jovem, antes que os dias maus cheguem, quando você não vai mais ter alegria de viver."

A oração ainda é essencial

Depois de considerar, racionalmente e não emocionalmente apenas, se a pessoa que você escolheu é alguém com quem você gostaria de passar toda a sua vida leve o assunto para Deus em oração. Há um hino que diz que não precisamos perder a paz quando levamos nossos problemas ao nosso amigo Jesus, pois Ele sempre nos atende em oração. Espere pelo Senhor (Salmo 27: 14). Ele sempre sabe o que é melhor para você. Nunca tome uma decisão nunca inicie um envolvimento sem ter certeza de que Deus está abençoando esse relacionamento, de que é aprovado por seus pais e de que você ama realmente aquela pessoa. Com certeza, você será bem sucedida na escolha que fizer.

O fim do namoro é o casamento

A finalidade, o objectivo do namoro é o casamento; mas o casamento não é o fim do namoro. Na verdade, o namoro deve continuar pelo resto da vida a dois. O namoro continua sendo muito importante dentro do casamento. Quando o fim do namoro é o casamento, grandes são as chances desse casamento desmoronar.

É interessante que, durante o período de namoro, muitas são as juras de amor eterno, os presentes, os programas, as roupas bonitas, os penteados cheios de cuidados, os perfumes, as gentilezas etc. Entretanto, aqueles que consideram que o fim do namoro é o casamento, abandonam todas ou quase todas essas práticas e passam a agir de modo totalmente inverso! Essa é uma das razões pela qual os casamentos acabam durando muito pouco. É preciso continuar perdoando, amando, protegendo e valorizando o cônjuge. Muitos maridos passam a agir exatamente como agiriam após haverem "transado" com a namorada - isto é, passam a tratar a esposa com indiferença, sem qualquer interesse nela. Por outro lado, as mulheres também, muitas vezes, perdem todo o encanto, pois já não se arrumam como se arrumavam, já não usam aquele perfume que o namorado tanto apreciava (quando não ficam mal-cheirosas), esquecem-se de que o seu corpo é "o templo do Espírito Santo" e deixam de cuidar dele, tornam-se relaxadas com tudo. Tanto o marido como a mulher precisam estar atentos para que o namoro tenha sua continuação no casamento. Esposas continuam gostando de ganhar um presente, de receber flores, de sair para jantar, de ouvir elogios sobre sua aparência etc., exatamente como quando eram namoradas. Os esposos, por sua vez, continuam gostando de ver sua "namorada" com os cabelos penteados, limpas, cheirosas, de comer algo feito especialmente para ele, de ouvir palavras de amor. "Lembre-se de que a frase Eu amo você! , dita sincera e frequentemente, afofa o terreno do relacionamento e pré-dispõe o aprofundamento de raízes.

quinta-feira, março 25, 2010

DIA DA MULHER CABO-VERDIANA

Vamos aproveitar esse dia tão especial, homenagear as nossas mulheres, mães, filhas com as mais lindas frases, gestos e entre outros com a nossa irmã Ana Paula.

sexta-feira, março 19, 2010

HOMENAGEM ÀS MULHERES

A Juventude Nazarena de Palmarejo, realizou-se no passado Sábado 13 de Março do corrente ano, uma homenagem à mulheres não só em especial a equipa feminina de Palmarejo mas, de todas as igrejas. Tendo como um objectivo qualificar e demostar o quanto elas valem por nós e por nossas sociedades, e o papel na igreja como MULHER da obra de Deus. Esta é uma forma de como achamos para melhor demonstrarmos o que as mulheres são realmente para nós.
Esta teve um grande apoio da Equipa Técnica, da Banda Musical Feminina e outras contribuindo para este evento.
Surpreso, o Pastor Armando Sá Nogueira ficou mesmo emocionante e entusiasmado por esta "ESPECIAL MUDJERIS", com o Tema: "PAPIA SÉRIU".

segunda-feira, março 01, 2010

Nazarenos preparam homenagem à Mulher


A Igreja do Nazareno de Palmarejo, através do Departamento das Missões Nazarenas Internacionais (MNI), promove uma semana em homenagem à Mulher Cabo-Verdiana.


A semana de Actividades acontece na Sala de Actos do Liceu "Abílo Duarte" no Palmarejo, de 03 a 07 de Março nos seguintes horários:


Dia 03 às 19:00 - O papel da Mulher na Constução da Nação Cabo-verdiana;

Dia 04 às 19:00 - Mulher e a Oração;

Dia 05 às 19:00 - A Conquista dos Sonhos;

Dia 06 às 16:00 - Juventude e a Sexualidade;

18:00 - Chamado para o Ministério Pastoral;

Dia 07 às 16:00 - Violência Doméstica;

18:00 - Papel da Mulher na Igreja